Microcontos – Quaderni Ibero Americani

Concurso Internacional “Conto Minguante”



Se, de acordo com Samuel Beckett, “as palavras são tudo o que temos”, a antiga revista italiana Quaderni Ibero Americani, dedicada aos estudos da Ibero-América, convida a todos os jovens entre e 10 e 33 anos a compartilhar suas inquietudes literárias num concurso internacional que pretende fazer autor e leitor refletirem sobre a importância da cultura e da viagem. Nesse concurso, são dois os objetivos principais: em primeiro lugar, potencializar e repensar a importância da língua de Camões em suas componentes globais e internacionais, e, em segundo lugar, fomentar a criatividade dos futuros leitores.


Todo microconto é um desafio intelectual e criativo: um olhar aberto, com escrita direta, partindo de reflexão profunda. A intenção é chamar a atenção do leitor e deixá-lo refletir, a partir de uma introspecção própria, pessoal e impactante. Buscamos narrativas que usem uma linguagem viva, que desenhem com palavras e fujam dos lugares-comuns. Originalidade e criatividade serão os aspectos mais valorizados na escolha e classificação dos textos.


Numa era em que a comunicação é imediata, parar para pensar cuidadosamente em uma ideia e expressá-la de maneira breve, elegante e emocionante por meio de uma narrativa curta é um exercício que pode resultar na emergência de novos artistas. Pensando nisso, esperamos sua a participação no I Concurso Internacional de Microcontos e no blog do concurso: http://microcontosqiapor.blogspot.com/

terça-feira, 29 de maio de 2012

Caetano visita o blog

Se é verdade que nos formamos a partir do convívio com o outro, com aqueles diferentes de nós, ir viver em outro país, por vontade ou por obrigação, nos transforma muito profundamente. A música brasileira feita pelos  músicos forçados a viver no exílio é um exemplo disso. É em Londres que o Caetano grava um dos melhores discos do país: o Transa. Nele, fundem-se os elementos mais bonitos do que havia de brasileiro no cantor e nos arranjadores e do que eles haviam aprendido da Londres dos campos verdes, das sempre nuvens. E vocês: o que guardam nos seus baús de prata não é uma coleção de elementos desses outros que encontramos pelo caminho? Conte a sua história!




Um comentário: