Microcontos – Quaderni Ibero Americani

Concurso Internacional “Conto Minguante”



Se, de acordo com Samuel Beckett, “as palavras são tudo o que temos”, a antiga revista italiana Quaderni Ibero Americani, dedicada aos estudos da Ibero-América, convida a todos os jovens entre e 10 e 33 anos a compartilhar suas inquietudes literárias num concurso internacional que pretende fazer autor e leitor refletirem sobre a importância da cultura e da viagem. Nesse concurso, são dois os objetivos principais: em primeiro lugar, potencializar e repensar a importância da língua de Camões em suas componentes globais e internacionais, e, em segundo lugar, fomentar a criatividade dos futuros leitores.


Todo microconto é um desafio intelectual e criativo: um olhar aberto, com escrita direta, partindo de reflexão profunda. A intenção é chamar a atenção do leitor e deixá-lo refletir, a partir de uma introspecção própria, pessoal e impactante. Buscamos narrativas que usem uma linguagem viva, que desenhem com palavras e fujam dos lugares-comuns. Originalidade e criatividade serão os aspectos mais valorizados na escolha e classificação dos textos.


Numa era em que a comunicação é imediata, parar para pensar cuidadosamente em uma ideia e expressá-la de maneira breve, elegante e emocionante por meio de uma narrativa curta é um exercício que pode resultar na emergência de novos artistas. Pensando nisso, esperamos sua a participação no I Concurso Internacional de Microcontos e no blog do concurso: http://microcontosqiapor.blogspot.com/

sábado, 5 de maio de 2012

VALENTINA, ALONSO, THEO, MICHELE: OUTRAS TERRAS

“...E eram brancos e negros e chineses e sul-americanos e falavam português e alemão e japonês e espanhol mas entendiam-se e abraçavam-se porque a vitória de um era a vitória de todos....” (Valentina)

“...Peixe Podre empurrava ao braço de mar sua canoa: só o mar podia abraçá-lo: peixe podre, pobre peixe. E o mar convidou-o às suas entranhas,”  (Alonso Quijano)

“...ao fim dos dois dias em que descansávamos e comíamos sob árvores esparsas, retomamos a trilha...” (Theo G. Alves)

            
              "Rio. Árvore. Estrada.
              O assobio do vento.” (Michele Pupo)


(Trechos dos microcontos concorrentes. Que continuam...)



Nenhum comentário:

Postar um comentário